LULA: REGALIAS NA PRISÃO?

 

 

Sabe quando você beija alguém resfriado e está até gostoso, mas, de repente, engole algo suspeito, dá aquela parada, meio enojado, olha para a pessoa e sente um alivio porque percebe que ela está sem um dente? Não? Foi só comigo?

Bom, a situação do Brasil está uma merda? Sem dúvida. Pode piorar? Provável. Pode melhorar? Pode. O que podemos fazer? Nos movimentar, olhar para frente e saber o que está acontecendo. Pode ser um catarro verde asqueroso, mas também pode ser um simples pivozinho, que mais cedo ou mais tarde o nosso corpo vai dar conta. Entende?
Temos que parar, abrir os olhos e encarar o beijoqueiro (a). Dói, constrange, mas ficar parado nos deixa cegos, assustados e indefesos ante o desconhecido. Temos que conhecer o Direito, saber onde esse animal vive e o que come.

No domingo passado, muito se falou sobre regalias do Lula na cadeia. Que o Moro e a PF não teriam tratado o cara como um preso, mas como um convidado vip para um tipo de “save the date” da prisão, com direito a “RSVP”, motorista uber black, filmagem profissional, teatrinho e, para completar, joguinho do Timão para confraternizar com os novos manos.

Bicho, nesse dia recebi tanto “amor” via face, que me senti um motoboy na avenida paulista na hora do rush. (Vocês foram muito fofos. Titia ama todos vocês.)

Nesse post, não vou falar dos procedimentos que levaram Lula `a prisão… (Meu Deus, por que cagaram tudo? O próximo post também vai render)

O que mais me chamou atenção foram os revoltados que defendiam que o Lula teria que ser tratado pior porque ele não tem diploma superior. Cara, não vou entrar na discussão se tem ou não validade aqueles diplomas de “honra ao mérito” que ele possui em razão do seu status político – isso mais me parece uma nova modalidade de carteirada.

Agora, como pode ser normal algo tão perverso e preconceituoso? Como pode existir uma norma que manda alguém se fuder mais na cadeia por não ter um diploma? Vou tentar ser mais claro adiante, até para refletirmos melhor sobre essa questão que, realmente, está numa lei penal de vovô-garoto e parece ser a opinião de muitos.

Imagine um marginal de alta periculosidade chamado … Sunda, esse mesmo, conhecido no mundo sombrio do crime como “o guloso”. No primeiro cenário, Sunda cresce numa casa legal, tem acesso a estudo particular, completa a faculdade, mas, ainda sim, com todo o conhecimento, Sunda decide ser criminoso porque gosta. No segundo cenário, Sunda é um fudido de grana, favelado, tem acesso à educação pública sucateada, não cursa ensino superior, conhecimento de merda e decide ser criminoso porque gosta.
Vamos lá, eu vejo duas posições não bizarras nesse caso. Ou você pensa (a) ambos os Sundas são uns filhos da puta e devem ter o mesmo tratamento na prisão; ou pensa (b) o Sunda n.1 teve mais acesso a coisas boas, então se esperava mais dele. Com o conhecimento, o Sunda n.1 poderia mensurar melhor o mal que estava cometendo, a conduta dele é mais sociavelmente condenável do que o do Sunda n.2. Assim, Sunda n.1 seria submetido a tratamento mais riogoroso na cadeia.

Agora, que argumento legitima defender que o Sunda n.1 tenha tratamento privilegiado? Nem Freud explica, só a discriminação, o elitismo, a covardia contra minorias e sub-representados. “Haaa, mas tá na lei?” FODA-SE. Muda essa caralha então, não estou vendo nenhum herói patriota do legislativo ou executivo se mexer. E curioso, também não vejo juiz querer usar o princípio constitucional da isonomia/igualdade nesse caso, né? Olha a pirocada que mencionei no outro post – “Super Trunfo no Direito”(07/04/18). Vergonha!

Amigos, olhem nos meus olhos mareados! Tudo isso só comprova mais uma vez que o Direito é desigual, a lei não é igual para todos. Há uma intenção seletiva no Direito, ele cria e reforça desigualdades sociais. Estigmatiza e marginaliza, sendo incapaz de prevenir crimes e tendo alto custo social. E adivinha quem se beneficia dessa porra toda?

Caralho, já está tarde. Espero que tenham gostado. Não concordaram? Tudo bem, o que vale é esse papo maluco nessa mesa de bar.

Garçom, a saideira e a conta!!

 

Anúncios

3 Comment on “LULA: REGALIAS NA PRISÃO?

Por favor, diga o que achou do texto. Sua opinião é o que faz o site existir.

%d blogueiros gostam disto: